O Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI do Município de Ibitinga-SP, se destaca como um projeto de pesquisa social pioneiro no município, financiado integralmente com recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com objetivo de retratar o panorama situacional por território, das crianças e dos adolescentes em situação de trabalho irregular.
A disseminação dos resultados disponibilizados neste projeto possibilita que, além do CMDCA e da gestão pública, toda a comunidade Ibitinguense, como professores, estudantes, pesquisadores, empresários, entre outros munícipes, possam conhecer os resultados deste projeto e contribuir positivamente com ações voltadas para as crianças e aos adolescentes residentes no município.
O Diagnóstico do Trabalho Infantil AEPETI do Município de Ibitinga-SP foi idealizado pela Gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria no ano de 2018.
Contratado por processo licitatório Edital Tomada de Preços n° 009/2018, teve como norte construtivo o Estatuto da Criança e do Adolescente e normativas vigentes, com o acompanhamento da Comissão Intersetorial do Diagnóstico, designada pelo CMDCA.
A empresa vencedora executora atuou neste projeto com equipe técnica multidisciplinar, com formação em áreas como Administração, Direito, Economia, Estatística, Ciência da Computação, Design Gráfico, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Volumes produzidos
páginas diagramadas
palavras escritas
profissionais diretamente envolvidos
crianças e adolescentes entrevistados
instituições tiveram seus dados solicitados
bases de dados coletadas
dados processados
Diversas pesquisas mostram que o trabalho infantil prejudica a criança e o adolescente em seu desenvolvimento pleno e sadio, por estarem expostos a situações de riscos, acidentes e outras violações e por favorecer a infrequência e a evasão escolar. A inserção do adolescente e do jovem no mercado de trabalho é positiva quando realizada na idade certa e de forma regular, sendo uma excelente ferramenta para o amadurecimento pessoal, e o desenvolvimento de competências como responsabilização, respeito, educação financeira entre outros.