Diagnóstico Social da Infância e Adolescência

Os diagnósticos sociais possibilitam avaliar os indicadores sociais do Município com o objetivo de aproximar o poder público e a sociedade da realidade em que estão inseridos.

O Projeto

O Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência de Itajaí-SC, se destaca como um projeto de pesquisa social pioneiro neste município, foi contratado por meio da concorrência pública de nº 001/2017 FMACA e financiado integralmente com recursos do Fundo da Infância e Juventude (FIA). O processo de concorrência pública teve como vencedora a empresa Painel Pesquisas e Consultoria de Joinville-SC, que executou todos os serviços com o acompanhamento da comissão intersetorial do diagnóstico social designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Itajaí.

Na execução deste projeto de pesquisa a empresa executora atuou com uma equipe multidisciplinar com formação em diferentes áreas como Administração, Direito, Economia, Estatística, Enfermagem, Ciência da Computação, Design Gráfico, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social entre outros profissionais.

A disseminação dos resultados do Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência de Itajaí-SC aqui disponibilizados, permite que, além do COMDICA e da gestão pública, toda a Comunidade Itajaiense como professores, estudantes, pesquisadores, empresários, entre outros cidadãos possam conhecer o retrato atual e contribuir positivamente com ações e projetos voltados à crianças e adolescentes residentes no município.

Sobre o diagnóstico

O Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência de Itajaí-SC foi desenvolvido para subsidiar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e as instâncias governamentais e não governamentais na formulação e execução de suas políticas e programas, contribuindo para a melhoria e qualidade do atendimento a crianças e adolescentes residentes no Município.

6

Volumes produzidos

168

Visitas técnicas realizadas

+ 32

Mil dados coletados e sistematizados

60

Instituições

762

Páginas diagramadas

75

Técnicos diretamente envolvidos no trabalho

NOSSO RECADO PARA VOCÊ

“A pesquisa tem um valoroso papel para o diagnóstico social de cr e adolescentes do município de Itajaí, sendo que, certamente beneficiará a todos com uma demonstração das vulnerabilidades, possibilitando a proposição de futuras políticas públicas no sentido de sanar as necessidades e favorecer as oportunidades de qualidade de vida da população jovem do município.”

Aline Gonçalves de Almeida

Orientadora Educacional da Secretaria Municipal de Educação

“A realização de um Diagnóstico Social é sempre uma construção única em cada município. Em Itajaí foi muito gratificante ver todo o engajamento e a dedicação da Comissão de Acompanhamento e do corpo técnico nesse processo de construção, através do compartilhar experiência e da troca de conhecimento e ideais, possibilitando não apenas o enriquecimento do projeto, mas o desenvolvimento e crescimento como ser humano e cidadão. A realização deste Diagnóstico marca o início de uma nova etapa, tendo em vista que foram produzidos seis relatórios técnicos com informações organizadas por território indicando as necessidades voltadas para as crianças e adolescentes residentes em Itajaí. As informações contidas neste projeto possibilitarão aos gestores municipais o planejamento de ações assertivas que promovam a transformação social.”

Fabiana Caetano

Advogada OAB/SC nº 54.940

“Como trabalhadora da rede, como ativista na garantia dos direitos de crianças e adolescentes há mais de 10 anos e como membro e presidente da Comissão de Acompanhamento da Elaboração do Diagnóstico da Realidade Social de Crianças e Adolescentes da Cidade de Itajaí, me sinto muito feliz com esse material que será entregue. Este diagnóstico traduz a concretização de um sonho, sonhado por muitos atores que estão ou passaram de alguma maneira, pelo Sistema de Garantia dos Direitos em nossa cidade. Se caracterizará como um divisor de águas nas ações e nas políticas públicas afetas às crianças e adolescentes e poderá direcionar investimentos e ações mais assertivas, no que se refere a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em nossa cidade. Destaco que este diagnóstico será um ponto de partida, onde debruçados nessas informações poderão ser planejadas, implementadas e concretizadas ações que viabilizem ainda mais direitos e acesso a esses diretos para toda população de crianças e adolescentes de nossa cidade. Agradeço em meu nome e em nome da Secretaria de Promoção da Cidadania todos os envolvidos nesse trabalho, desde as instituições governamentais e não governamentais, Secretarias municipais e equipe Painel que não mediram esforços para realizar um bom e eficiente trabalho. Parabéns a todos e todas.”

Fernanda Cristina da Luz

Assistente Social da Secretaria de Promoção da Cidadania e Membro da Comissão de Acompanhamento do Diagnóstico

“Ter oportunidade de participar deste trabalho e conhecer os pontos de atenção e os profissionais de Itajaí foi muito gratificante. Fico feliz de ver que em todos locais temos profissionais comprometidos com a rede de atendimento aos usuários do SUS. Torço para que cada vez mais tenhamos capacidade instalada para a concretização de um trabalho tão necessário, quanto de prevenção, promoção e tratamento em Saúde Mental.”

Luci Léia Honorato de Carvalho

Psicóloga - CRP/SC 12/04052

“Participar do processo que resultou no diagnóstico social da criança e adolescente de Itajaí foi um trabalho muito gratificante. Proporcionou aprendizado, troca de experiências, conhecimentos, com muito profissionalismo e respeito entre os colaboradores. Foi uma experiência com muita sinergia, onde cada um representa uma pequena parcela do resultado final. A importância do diagnóstico está na possibilidade de sensibilizar sociedade e gestor das reais necessidades das crianças e adolescentes permitindo o acompanhamento periódico dos dados e maior assertividade no planejamento e busca de soluções para a promoção da cidadania da Infância e da Adolescência.”

Maria Volpato Kropiwiec

Enfermeira/Psicóloga

“Participar da elaboração do Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente no município de Itajaí, foi uma oportunidade única. Agradeço imensamente a todos os atores sociais que representam essa tão importante rede de atendimento no município de Itajaí, os quais nos receberam de forma solícita, disponibilizando dados e informações para que pudéssemos construir um diagnóstico que expressasse a realidade nas diferentes regiões do município, fundamentados nos cinco eixos de direito do ECA.

Anseio que os resultados deste importante estudo sejam utilizados no planejamento de políticas públicas em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente, conforme preconiza a Lei nº 8.069.”

Maria Helena Provenzano

Administradora – CRA/SC 28.080

“Sem sombras de dúvidas, o diagnóstico Social das crianças e adolescentes do nosso município, de forma técnica e minunciosa, norteará nas intervenções governamentais e não governamentais, estabelecendo diretrizes e pontuais metas, com o fim de fortalecer as políticas sociais, bem como implementar as políticas de proteção, promoção e defesa, de nossos infantes. Ademais, baseado no diagnóstico é que serão disponibilizados os recursos necessários para cada política pública, na medida certa e, com eficácia no impacto social que será gerado. Assim sendo, se prioriza, de forma absoluta, os direitos preconizados no E.C.A.”

Nadia Regina Mota

Presidente do COMDICA e Membro da Comissão de Acompanhamento do Diagnóstico

“As políticas públicas deliberadas e aprovadas por este Conselho, em sua íntegra, passarão a ter um instrumento completo da realidade que se encontram nossas crianças e jovens. Por outro lado, as demandas apontadas serão primordiais para a aquisição da política pública correta, que traga resultados concretos e que estes modifiquem a realidade de cada um efetivamente.”

Cinthia Renata Floriano

Secretária Executiva do COMDICA

“O Diagnóstico da Realidade Social de Crianças e Adolescentes da cidade de Itajaí, representa um grande avanço na perspectiva de ações na garantia dos direitos de crianças e adolescentes de nossa cidade. Representa o empenho e envolvimento de vários atores, que durante muitos anos ansiavam por esta conquista e solicitavam ao poder público sua elaboração.

Este trabalho direcionará os entes públicos para ações assertivas no que se refere a garantir, preservar e promover direitos, pois abrange todas as áreas afetas e correlatas a crianças e adolescentes. Com certeza possibilitará trabalhos mais eficazes e impactantes, especialmente no que se refere ao investimento do orçamento público municipal e dos serviços, programas e projetos, que poderão ser melhor adequados às demandadas existentes para essa população, que deve ser a prioridade de qualquer cidade e merece toda nossa atenção e esforço, para serem bem atendidos em suas necessidades.

Muito ainda esta por vir e fazer, pois o diagnóstico se configura como ponto de partida e não como uma ação em si, mas demonstra toda nossa preocupação na condição de gestores públicos que atuam diretamente nessa engrenagem que é a Política de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

A Secretaria de Promoção da Cidadania, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se orgulham de promover esta ação e agradece a todos os envolvidos, em especial a empresa ganhadora do certame, Painel Pesquisas e Diagnósticos, e vislumbra um futuro promissor em nossa cidade na garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Itajaí.”

Christiane Stuart

Secretária de Promoção da Cidadania

“A Constituição Federal de 88 repassou aos Estados e Municípios a responsabilidade no planejamento operacional e gerenciamento das políticas públicas e sociais, repassando também uma maior participação nos recursos públicos. Diante dessas mudanças se tornou mandatório aplicar os recursos públicos de forma racional e responsável. Os Diagnósticos Sociais surgem então como uma ferramenta estratégica para a identificação de problemas e prioridades.

O Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente do município de Itajaí, idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) é um projeto inovador que foi construído de forma responsável e participativa por aproximadamente 50 profissionais e buscou retratar de forma fidedigna as diferentes realidades existentes no município. Os seis volumes ou relatórios técnicos produzidos neste projeto, serão uma fonte de pesquisa contínua para a gestão pública, sociedade civil, professores, estudantes e pesquisadores.

A todos que contribuíram para a viabilidade deste importante projeto, desde a sua idealização à execução, meus agradecimentos e a certeza de que será um legado para as nossas crianças e adolescentes que aqui residem!”

Ermelinda Maria Uber

Economista - Corecon 2556-9

Fale Conosco

Se você desejar entrar em contato conosco, basta preencha o formulário abaixo que retornaremos assim que possível, ou utilize os dados de contato ao lado.




COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí
e-mail: comdica@itajaí.sc.gov.br
Telefone: 47 3248-9483
SEDAC – Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania
e-mail: sedac@itajaí.sc.gov.br
Telefone: 47 3248-9483
CONSELHO TUTELAR
Denúncias de violações de garantia do Direito de Crianças e dos Adolescentes
DISQUE 100
Empresa executora do Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente.

Painel Pesquisas, Consultoria e Publicidade Ltda.
Rua Ibirapuera, 705 – Floresta – Joinville/SC
Telefones: 47-3025-5467 / 47-3025-6267 / 47-99993-0363
www.painelpesquisas.com.br
ACESSE NOSSAS REDES:
APOIO:
REALIZAÇÃO:
© Copyright 2018 - Diagnóstico da Infância e Juventude. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Senntidos Comunicação