Diagnóstico Social da Pessoa Idosa de Joinville

Os diagnósticos sociais possibilitam avaliar os indicadores sociais do município e aproximar o poder público e a sociedade, da realidade em as populações residentes estão inseridas.


 

O Projeto

O Diagnóstico Social da Pessoa Idosa foi idealizado pela gestão do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – COMDI 2017/2021, financiado com recursos da Fundação Itaú Social e realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria, empresa referência em diagnósticos no Brasil desde 2010. Teve duração contratual de 22 meses (02/10/2019 a 01/10/2021) para a entrega dos resultados e workshop; no entanto, devido a restrições impostas na pandemia da Covid-19 o prazo foi estendido até 03/09/2022.

Todo o projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores, estatístico, economista, advogado, médico, engenheiro de software, analista de dados, sociólogo, especialista em gerontologia e estudos de gênero, entre outros profissionais que atuaram pontual ou integralmente.

A grande maioria das representações iconográficas, sob uma perspectiva semiótica, exaltam características meramente físicas, estereotipadas e negativas do idoso, como corcundas, rugas e muletas. A proposta da marca do Diagnóstico Social do Idoso criado pela Painel Pesquisas, busca ressignificar essa perspectiva. Associando-se mais diretamente a conceitos como a ancestralidade, raízes, frutos, experiência e maturidade.

Portanto, foi utilizada a imagem de uma árvore estilizada, representando a genealogia e os ciclos da VIDA, sustentada por uma mão - que representa o objetivo do diagnóstico: possibilitar melhores condições ao idoso através da pesquisa, informação.


 


 

Sobre o diagnóstico

O Diagnóstico Social da Pessoa Idosa foi desenvolvido e estruturado em 4 volumes para conhecer a realidade da pessoa idosa residente no município e tem como principal objetivo subsidiar o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI) e as instâncias governamentais e não governamentais na formulação e execução das políticas públicas e programas voltados a esta população. O projeto contribui para a melhoria e a qualidade do atendimento à pessoa idosa residente em Joinville.


 


 


 

4

Volumes produzidos

134

Instituições que disponibilizaram dados

81

MIL
Dados analisados

49

MIL
Linhas escritas

562

Páginas diagramadas

NOSSO RECADO PARA VOCÊ

“O Diagnóstico Social é uma ferramenta poderosa que nos propicia o conhecimento e compreensão das realidades vivenciadas pela população idosa da nossa cidade e constitui como base de um compromisso para as ações necessárias nesta área. “Não se trata apenas em saber, mas de conhecer para fazer”. Quando falamos em fazer, significa apresentar um plano, um programa, um projeto, um serviço, políticas públicas nos diversos setores (saúde, educação, assistência social e outros) um conjunto de atividades articuladas entre si, que atendam esta parcela da população. Tenho convicção de que por intermédio do diagnóstico e indicadores sociais levantados com fidedignidade, alcançaremos o que mais se espera quanto ao direito da pessoa idosa no município de Joinville: a qualidade de vida, envelhecimento saudável e ativo e que a pessoa idosa se torne protagonista da própria história.”

Crystiane Tesseroli da Silva Castelen

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - Gestão 2019 a 2021

“Pela primeira vez, Joinville, terá o privilégio entre poucas cidades brasileiras, de ter um diagnóstico específico que permitirá a correta motivação da administração pública para ações que não apenas melhorem, mas acima de tudo, garantam que os idosos tenham uma vida saudável e digna. O direito humano de não apenas existirmos, mas de sermos plenos em nossa existência, por mais longa que seja. Tudo isso sendo propiciado através dos recursos do Fundo do Idoso, onde todo cidadão pode ajudar, destinando parte (1%) do seu imposto de renda. Esse fundo serve para realizar eventos, estudos, projetos sociais e o próprio Diagnóstico. A partir de agora, o COMDI terá todo balizamento para saber quais projetos, quais desafios sociais e quais territórios deverão receber mais atenção por essa ou aquela vulnerabilidade. Está de parabéns o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI), a rede de atendimento da população idosa, a Prefeitura de Joinville, enfim… Todos nós! Forte abraço, Fabiana Cardozo ”

Fabiana Ramos da Cruz Cardozo

Secretária Municipal de Assistência Social

“Conhecer para reconhecer e valorizar. Porque a partir do momento que você conhece, você passa a reconhecer e passa a valorizar. Eu acredito que educação patrimonial, é a base e você começa nas escolas.”

Rosana Barreto Martins

Arquiteta, Urbanística e Pesquisadora
Autora do livro “Cantos e Cantos – Vivendo a Área Rural”

“As pessoas são fantásticas, cada ser humano com a sua história de vida, busca espaço para contar o que vive, o que sente. Viver é acordar para o mundo e dizer: “estou aqui para mais um dia”. Mas o mundo envelhece, as pessoas envelhecem e de repente de uma hora pra outra tudo acaba. Quantas pessoas que gostariam ser ouvidas, de poder deixar seus registros de existência, os seus contos, suas histórias de vida e não tiveram essa oportunidade. É nesse sentido também que o Diagnostico Social da Pessoa Idosa, um novo instrumento apresentado que veio contribuir através de pesquisas e entrevistas com essas pessoas, medindo o grau de satisfação de vida, até mesmo porque existe uma necessidade grande de serem ouvidas. O Diagnostico vem atender aos anseios de parte da população de nossa cidade que se preocupa em saber como estão vivendo os nossos idosos, qual a realidade, e da qualidade de vida deles. Por algum tempo este tema foi objeto de estudo e discussão no Conselho Municipal do Idoso, matéria estão extraídas de várias Conferencias. Também nos mostrará um retrato fidedigno de quanto somos e como vivemos e o que esperamos dos entes públicos e da sociedade Civil para uma vida melhor na velhice. Espero que a pesquisa de resultados positivos e possa despertar interesses nas autoridades governamentais em investir mais em equipamentos públicos e proporcionar uma vida mais saudável com momentos de lazer e descontração para os idosos. Oxalá que os objetivos sejam alcançados. Por fim, agradeço a todos os envolvidos e aos comprometidos com a causa, em especial aos Conselheiros do COMDI da Gestao 2015- 2017, que foram precursores neste Projeto, sintam-se todos contemplados. Obrigado a todos!!! ”

Milton Americo dos Santos

Conselheiro Presidente do COMDI – Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

“Desde que ingressei no COMDI comecei a ouvir sobre o diagnóstico social do idoso de Joinville e os benefícios que esse trabalho produziria para auxiliar, transformar, incrementar e propor políticas públicas na área do idoso. E, para mim, depois de tantos anos que estive no conselho como conselheiro, vice presidente e presidente, tenho a clareza que o diagnóstico social se constitui numa das ferramentas mais importantes para nos aproximarmos do conhecimento da realidade de como vive o idoso em nosso município. Estes dados que o diagnóstico social irá mostrar, sem sombra de dúvidas, irão nos apontar as necessidades existentes para estabelecer prioridades a serem trabalhadas nas diversas regiões de Joinville. É muito gratificante fazer parte deste processo que entregará para a sociedade Joinvilense um trabalho de transformação da sociedade. Sim. Isso mesmo transformação, pois os conselheiros terão oportunidade de conhecer a realidade e atuar para mudá-la de verdade. Agradecemos a todos os que contribuíram para este trabalho. Foram muitos. Com certeza cada um contribuiu com o seu saber profissional e intelectual e que enriqueceu e muito o trabalho final. A Empresa Painel Pesquisas sempre parceira nosso muito obrigado. Os idosos de Joinville agradecem!!!”

Marcos Trapp - Gestor da Associação de Moradores Vila Nova

“Com as mudanças na Constituição Federal de 1988 se tornou mandatório aos municípios brasileiros a utilização dos recursos públicos de forma racional e responsável. Os Diagnósticos Sociais surgem então como uma ferramenta estratégica para a identificação de problemas e prioridades “É preciso conhecer para realizar”! O Diagnóstico Social da Pessoa Idosa de Joinville financiado pelo Conselho Municipal de Direito do Idoso (COMDI) com aporte de recursos da Fundação Banco Itaú Social, é pioneiro não só em Joinville como no Brasil na metodologia apresentada nos quatro volumes registrados na CBL/ISBN, desta pesquisa social que será norteadora para os gestores públicos e sociedade civil em ações direcionadas para a pessoa idosa residente em Joinville. Foram mais de 30 meses de execução do projeto com superação de todas as dificuldade impostas pela pandemia COVID 19; mais de 15 especialistas comprometidos e apaixonados que resultou nesta coletânea com diferentes percepções, quantitativas e qualitativas do direito à pessoa idosa. Este projeto é um legado para a cidade Joinville.”

Ermelinda Maria Uber Januário

Diretora Executiva Painel Pesquisas

“Foi uma honra poder contribuir na construção do processo de elaboração do Diagnóstico da População Idosa de Joinville, a partir dos direitos fundamentais preconizados em lei, disposto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 2003). Agradeço imensamente à todos os atores sociais que representam a rede de atendimento e garantia dos direitos da população idosa de Joinville, os quais nos receberam de forma solícita, disponibilizando dados e informações para que pudéssemos construir um diagnóstico que expressasse a realidade social nas diferentes regiões do município. Gostaria de agradecer à Comissão de Acompanhamento Municipal do Diagnóstico, que atuou ativamente de todo o processo, trazendo ricas contribuições. Anseio que os resultados deste importante estudo sejam utilizados no planejamento de políticas públicas em prol da garantia dos direitos humanos da população idosa joinvillense.”

Maria Helena Provenzano

Painel Pesquisas

“Escrever o relatório conclusivo e propositivo do Diagnóstico Social da População Idosa – Joinville – SC foi um período de muito contentamento, em diferentes sentidos. Em âmbito social destaco duas faces: a importância de me aliar ao Conselho Municipal do Idoso da cidade e o período da Pandemia. Este, tão difícil, de maneira ambígua, foi contexto histórico e simultaneamente tempo de rotina quanto ao ato de produzir, por meio de texto e leitura, uma atenção às desigualdades que atravessam distintas gerações quando o assunto é Velhices e conviver com tantas máscaras - e suas quedas - no mesmo período. Sobre a dimensão de pesquisa empreendida nesse trabalho, foco o levantamento bibliográfico sobre o município – e afeição pela parte de discussão sobre Memórias da cidade, que me deu mais vontade de poder conhecer. Por fim, à dimensão profissional empreendo destaque ao desafio mais que possível, o que não significa sem dificuldades, que pode ser a relação entre Gerontologia e Antropologia, ao lado das demais Ciências Sociais. Agradeço pela possibilidade e oportunidade à rede envolvida nesse diagnóstico; à população, em todas as idades, de Joinville, às pessoas que no diagnóstico trabalharam, aos profissionais entrevistados e à Painel Pesquisas. ”

Natalia Negretti - Especialista em Gerontologia e doutoranda em Estudos de Gênero

“Era um sonho! Virou uma realidade!! Será um legado!! É necessário conhecer para transformar. Não há como propor, implementar, aperfeiçoar, fiscalizar políticas públicas sem dados científicos acerca da realidade que se apresenta. Muitos municípios, no Brasil, ainda não possuem o hábito de realizar estudos científicos onde os indicadores poderão mostrar uma realidade oposta àquelas demandas que aparecem e que garantirão ações transformadoras na qualidade de vida dos idosos. O Diagnóstico Social do Idoso de Joinville contempla a sistematização de informação que implica conhecer e compreender os problemas e as necessidades dos nossos idosos para que o Conselho possa estabelecer prioridades na proposição de projetos, programas, serviços para intensificar as políticas públicas voltada aos nossos idosos. Joinville está de parabéns por este feito grandioso. Muitos contribuíram. Nossos agradecimentos ao Itaú Social pelo suporte financeiro inicial para a realização do Diagnóstico Social do Idoso de Joinville. Agradecimentos a Empresa Painel Pesquisas pelo empenho e dedicação ao longo de todo o processo. Portanto, agora é hora de somar forças e atuar em conjunto, para desenvolver processos consistentes que possam estabelecer metas e prazos dentro do orçamento municipal em todas as áreas, garantindo o que preceitua a Estatuto do Idoso.”

Valmir Poli
Assessor Técnico do COMDI

“Com o diagnóstico ganham todos! Ganha a sociedade acadêmica no balizamento de suas pesquisas e estudos, o Poder executivo e legislativo municipal que terão leis e decretos mais assertivos e qualificados; e os Conselhos Municipais (especialmente o COMDI) que ganham uma importante ferramenta na elaboração de seus planos e chamamentos públicos. Ganhamos todos em todos os níveis! Parabéns, Joinville!”

Robson Richard Duvoisin

Coordenador da Casa dos Conselhos

“O diagnóstico de grupos sociais é fundamental para o direcionamento das políticas públicas. No caso do diagnóstico dos idosos, oferece um direcionamento do potencial de longevidade da população e das diretrizes que podem ser trabalhadas pela saúde e qualidade de vida. Além disso, o Conselho Municipal de Direitos do Idoso (COMDI) passa a ter um mapeamento por região, o que possibilita direcionar ações assertivas para as necessidades. Parabenizo o COMDI pela visão e trabalho desenvolvido.”

Adriano Silva

Prefeito de Joinville

Fale Conosco

Se você desejar entrar em contato conosco, basta preencha o formulário abaixo que retornaremos assim que possível, ou utilize os dados de contato ao lado.




Enviar

Conselho Municipal da Pessoa Idosa - COMDI
e-mail: comdijoinville@gmail.com
Telefone: 55 47 3432 8543
Disk Denúncia 100

Painel Pesquisas e Consultoria - Empresa executora do Diagnóstico da Pessoa Idosa
e-mail: atendimento@painelpesquisas.com.br
Telefone: 47 9 9993-1043
Rua Ibirapuera, 715 – D / Joinville/SC
ACESSE NOSSAS REDES:
IDEALIZAÇÃO:
REALIZAÇÃO:
FINANCIAMENTO:
APOIO:
© Copyright 2022. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Senntidos Comunicação